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domingo, 16 de setembro de 2012

A tua ideia de negócio é viável? Martha Stewart diz-te as 7 perguntas que tens de fazer!

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As 7 perguntas que devemos fazer antes de investir num novo negócio, de acordo com esta empresária bilionária e apresentadora de sucesso nos EUA!

(adaptado do seu livro "As Regras de Martha" )





Questão 1- Será a tua ideia melhor do que as alternativas existentes no mercado?

 
 
Os teus produtos ou serviços têm algo de original, algo diferente daqquilo que os teus rivais oferecem? Algo que traga vantagens aos teus clientes? Há uns tempos Martha encontrou uns copos numa loja e que tinham um design único e original, além de serem muito versáteis e poderem ser usados em variadas situações. Martha dá também uma ideia de negócio, sugerindo que uma empresa de fabrico de copos poderia investir, por exemplo, na criação de copos resistentes a manchas.
 
 


Questão 2- Será a tua ideia simples de conceber para ti e simples de entender para os clientes?
 

 
As ideias simples são as mais fáceis de se vender, como foi o caso do primeiro livro de Martha, "Receber com Prazer". Ela refere como o facto do título ter apenas uma palavra (no original, em inglês "Entertaining") e de ser esplícita facilita aos leitores a compreensão daquilo que trata o livro. Martha recomenda que quando se inicia um negócio deve-se começar por simplificar as coisas, e criar uma fundação firme,  e só depois aumentar a complexidade do negócio. Sugere também que devemos criar uma mensagem simples e clara sobre aquilo que oferecemos aos cliente, não devendo prometer demasiadas coisas e dar demasiada informação. Martha exemplifica: se criarmos um serviço "Chaveiro 24 horas" os clientes saberão exactamente o que oferecemos, mas se lançarmos um negócio de decoração de interiores que também faz importação de tapetes persas e de orquídeas exóticas, torna-se mais difícil de publicitar o nosso negócio. Martha diz-nos, a este propósito:
 
« Sê paciente e limita a tua oferta no início. Primeiro cria a tua Grande Ideia, depois expande-te a partir dela, um passo de cada vez. »
 
 


Questão 3- Estarás na zona geográfica ideal para a tua ideia resultar?

 

 
Martha refere a importância de termos em conta aspectos logísticos na escolha do negócio e local em que vamos investir. Alerta, por exemplo, para a importância de termos por perto os nossos fornecedores, ou do obstáculo que será colocar uma loja numa rua de sentido único... o que fará com que o acesso à loja por parte dos clientes seja dificultado. Martha dá o exemplo da empresa de tintas Sherwin-Williams, que lhe disse que não abriu muitas lojas em Mahnattan (uma cidade que, diz Martha,  é um óptimo nicho para a venda de latas de tinta) porque as latas de tinta são muito pesadas e como não é fácil estacionar na cidade (a não ser que a loja tenha espaço disponível para oferecer estacionamento privativo) seria complicado para os clientes levarem as latas para os seus carros.



 
 Questão 4- Será a tua ideia exequível a nível financeiro?



Existem negócios que começaram com pouquíssimo capital e que são hoje bem-sucedidos, como a HP, que começou numa garagem, e muitos produtos de software. Mas muitos negócios implicam grandes investimentos monetários, antes de os primeiros clientes aparecerem, como o caso das empresas a retalho (que necessitam de alugar um espaço físico, seguros, etc...). Tens de ser realista acerca dos teus recursos e estudar a situação cuidadosamente. Martha fala da sua primeira incursão no mundo do empreendedorismo - o seu negócio de Catering:

« Há uma enorme diferença entre abrir um negócio de Catering ou abrir um restaurante. Eu fiz lucro nos meus primeiros trabalhos de Catering apesar de cobrar apenas 12 a 15 doláres por pessoa, porque trabalhava a partir da minha própria cozinha. (...) À medida que cresci, claro, tive de investir em equipamento e contratar mais empregados, mas não fiquei com dívidas. Sê realista e frugal, sê prático e esperto  »


 
 
 Questão 5 - Será a tua ideia demasiado grande?



 Muitos empreendedores cometem o erro de querer demasiado, demasiado cedo!

« Eu não comecei uma empresa omnimedia na minha cozinha (...) eu comecei uma empresa de catering. O que eu aprendi com este negócio e com os meus trabalhos anteriores tornou-se a fundação e serviu de base para tudo o que se seguiu. Não tentei fazer tudo ao mesmo tempo. Trabalhei durante 7 anos como catereer antes de me sentir confiante o suficiente para me expandir. E quando o fiz, usei esse conhecimento adquirido para escrever artigos para revistas e livros, antes de me lançar na criação das minhas próprias revistas e programas de televisão. »



 Questão 6- Conseguirás expandir e estender a tua ideia?

 
 
« A minha definição de Grande Ideia é aquela que pode começar pequena mas que tem o potencial para ser expandida. A minha companhia, Martha Stewart Living OmniMedia é capaz de ser a maior das Grandes Ideias que já tive. »
 
A sua plataforma reúne diversos meios, que possibilitam partilhar informação relevante aos seus clientes, nas mais variadas formas, para os mais variados gostos pessoais. Uma receita de culinária que surge primeiramente na revista Everyday Food (circulação actual 850000) pode ser seguidamente apresentada no programa de televisão (que chega a uma audiência maior...10 milhões de pessoas!) e mais tarde vir ainda a ser divulgada num livro de culinária, para quem não a viu na revista nem na TV. Essa mesma receita pode também ser partilhada na Internet, no endereço Martha Stewart.com. Martha percebeu que havia também potencial para criar os seus próprios produtos de cozinha, desde facas a produtos de jardinagem.
 

 
7- Será que a tua ideia vai tornar o mundo melhor?



Martha sempre gostou de cozinhar e de fazer jardinagem, e a sua Grande Ideia, desde o início da sua carreira de empreendedora, era oferecer às mulheres uma visão mais agradável da lida da casa, mostrando-lhes que cozinhar, receber convidados em casa, decorar e fazer jardinagem, era não apenas necessário... mas prazeroso e divertido!
 
Ela achava que a sua Grande Ideia iria tornar o Mundo um lugar melhor. Por isso, apesar de no início muitas pessoas não compreenderem a sua visão e não perceberem como alguém quereria comprar uma revista sobre como receber convidados em casa... o facto é que ao fim de vários anos desde que a sua empresa foi fundada, Martha Stewart é uma das 20 mulheres mais ricas no mundo do entretenimento, ao nível de Oprah Winfrey e J.K Rowling, segundo a revista Forbes!
 
 
 
***
 
 
Não sei de ti, mas quando eu li este livro, e sobretudo estas 7 perguntas, fiquei toda entusiamada! Fiz as questões mentalmente e subitamente fiquei com mais confiança nas minhas ideias de negócio!
 
 
E tu? Já fizeste estas perguntas a ti mesmo? Ficaste confiante ou desiludido?
 
 
 
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