Pages

 

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Como Poupar Dinheiro: 5 regras de Ouro

0 comentários

 
Sabias que muitos milionários são considerados como "poupados" pelos seus amigos e familiares???
 
O hábito de poupar não é característico de nenhuma classe social, é uma virtude de inegável importância, sobretudo nos dias de hoje! 
 
 
Algumas destas regras foram-me ensinadas pelos meus pais, outras aprendi por mim mesma, outras ainda são regras mencionadas por especialistas de gestão financeira que tenho encontrado ao longo dos anos.
 
 
 
 
 
Regra 1 - Não compres se não tiveres dinheiro
 
 
 
Se tenho, gasto, se não tenho... tento arranjar formas de  ganhar mais, para poder gastar mais. Muitas pessoas recorrem ao crédito bancário para fazer certas compras, muitas vezes completamente desnecessárias. Mas os juros que tens de pagar ao banco fazem-te dispender mais dinheiro do que se o dinheiro fosse teu!
 
Felizmente, nunca tive de pedir crédito a ninguém (recorrer ao paitrocínio não me parece sério o suficiente para ser considerado crédito :P ), e espero nunca ter de o fazer. Fazê-lo por necessidade é uma coisa, mas outra completamente diferente é pedir crédito para fazer férias, por exemplo!!!
 
 
 
Regra 2 - Compra só as coisas essenciais
 
 
 
Isto implica pensares previamente quais são as tuas prioridades. Se gostas muito de revistas e de ir ao cinema, se calhar podes abdicar durante um mês de gastar dinheiro nas duas coisas! Pouparias logo algum dinheiro!
 
 
Eu, pessoalmente, tenho um fraquinho por livros, e o que tenho feito, agora que estou numa fase muito complicada financeiramente, é ir à biblioteca e requisitar os livros que quero ler.
 
 
 
Regra 3 - Antes de comprares alguma coisa, pára e vai para casa. Se nos dias seguintes ainda pensares que precisas mesmo dessa coisa, então já podes voltar à loja e comprar! 
 
 
 
Muitas das nossas compras são feitas por impulso, e não decorrem de uma verdadeira necessidade de comprar um determinado produto. Por vezes estamos muito deprimidos e tendemos a comprar coisas de que não precisamos só para preencher essa carência inicial. Por outro lado, as lojas também tiram partido da nossa psicologia de consumidores e colocam os produtos certos nos locais certos, usam determinadas músicas que nos incitam a ficar mais tempo numa loja, etc... por isso só tens a ganhar se deres uns dias para que a tua mente mais racional fique mais atenta e assim poderás decidir mais objectivamente se precisas mesmo de adquirir um determinado produto!
 
Eu faço sempre isto e acredita, resulta mesmo! A grande maioria das vezes passados 2 dias já me esqueci do assunto e não fico nada triste por não ter comprado aquilo que queria inicialmente!
 
 
 
Regra 4 - Tira sempre uma parte dos teus rendimentos para fazeres um pé de meia
 
 
Em tempos de crise e de ordenados baixos sei como é difícil conseguir fazer isto... mas sempre que possível deixa de parte algum dinheiro... nem que seja uns trocos (grão a grão...)! Nem imaginas o jeito que poderá dar no futuro e o alívio que será para ti e para a tua família terem uma poupança a que se agarrar em tempos difíceis!
 
 
 
Regra 5 - Não precisas de comprar coisas de marca!
 
 
Muitas vezes compramos produtos de determinadas marcas (tendencialmente mais caras) porque já os vimos anunciados em algum sítio. O ser humano tem tendência a preferir aquilo que lhe é familiar (já desde os primórdios da Humanidade, por uma questão de sobrevivência). As grandes marcas têm mais dinheiro disponível para investir em publicidade e por isso têm a vantagem de atrair mais consumidores. Mas todos podemos experimentar marcas diferentes, menos conhecidas ou as tais "marcas brancas".
 
 
Eu faço isso desde há vários anos, desde marcas de roupa até comida, e digo-te ... não trocava os meus iogurtes do Pingo Doce por nada! ... E deixa-me dizer-te que ainda hoje a minha televisão Elbe, que eu comprei em 1995, funciona perfeitamente!  
 
 
 
 
***
 
 
Estas são as dicas que têm funcionado comigo ao longo dos anos... tens outras que possas partilhar connosco?
 
 
Ajuda outros como tu!
 
 
Partilha!

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...