Pages

 

domingo, 28 de outubro de 2012

Como poupar tempo no dia a dia - as melhores dicas de sempre!

0 comentários

 
 
As dicas que me têm facilitado a vida nestes tempos de correria!
 
 
 
 
Aproveita o tempo nos transportes públicos para fazer coisas úteis!

 
Ler, ouvir um podcast inspirador, planear o teu dia na agenda, escrever o teu diário, rever uma apresentação que tenhas de fazer no trabalho... ou até mesmo dormir! As possibilidades são infinitas...
O tempo que eu passo nos transportes é de 2 horas por dia...mas nunca sinto que é tempo perdido!
 
 
 
 
As tuas noites de insónias não têm de ser super frustrantes
 
 
Já ouviste dizer que quando se tem insónias não devemos ficar a rebolar na cama, mas sim levantar, beber um copo de água e ler um bocadinho? Pois, é uma dica excelente! mas podemos ainda aproveitar melhor o tempo... eu, ultimamente, com os meus projectos online, aproveito sempre as minhas insónias para adiantar trabalho no computador... vou para a sala, trabalho uma horinha... e depois faço um esforço para me ir deitar! (porque estou super entusiasmada com o trabalho no computador!) Assim nunca fico frustrada com as insónias, porque acabo por rentabilizar o tempo "perdido"!  
 
 
 
 Arruma JÁ o que desarrumaste /Lava JÁ a loiça que sujaste 
 
 
Demorei 30 anos a integrar estas na minha cabeça :P mas é um facto, funciona! É um hábito que facilita imenso a vida...e mesmo que de vez em quando não o façamos, ao menos nunca ficamos com demasiadas coisas para arrumar/lavar (porque nos dias anteriores portámo-nos bem)... É super desmotivante ter o lavatório cheio de loiça suja... mas um ou dois pratos... já parece uma missão possível!
 
 
 
 
 Faz um bocadinho todos os dias em vez de deixar tudo para o fim-de-semana
 
 
Esta eu uso mais para a lida da casa...assim, num dia em que tenho mais tempo e energia limpo o fogão, no outro dia limpo o pó de um quarto... e assim não tenho de gastar um dia inteiro do meu fim-de-semana (tempo precioso para recuperar energias!) a limpar, mas apenas umas horinhas!
 
 
 
Passa roupa a ferro só quando é extremamente necessário
 
 
Felizmente tenho um trabalho que não exije que a roupa que eu visto vá perfeitamente engomada...se também tens esta sorte, abdica do ferro de engomar e passa só as roupas que realmente precisam!
 
 
 
Estabelece prioridades na tua vida!
 
 
 
Actualmente, na minha vida, estas são as minhas prioridades:
 
1 - Estar com o meu filho
2- Ganhar dinheiro extra com os meus projectos online
3- Estar com família e amigos
4- Limpar a casa, etc  
 
 
Assim não me sinto mal quando no fim-de-semana gasto pouquíssimo tempo para fazer a lida da casa... :) cada qual tem as suas prioridades, mas no meu caso... ter a casa limpa e imaculada fica para segundo plano!  
 
 
 
 
 Cozinha alguns pratos no domingo e congela...
 
 
E nos próximos dias não terás de cozinhar! não tem de demorar muito tempo... em apenas uma hora e meia podemos pôr uma sopa a cozer e um prato de forno, e ainda fazer arroz e uns bifes! Temos é de escolher a altura do dia em que estejamos com mais energia! :)
 
 
 
 
 Faz qualquer coisa útil enquanto lavas os dentes
 
O que eu por vezes faço é organizar a minha cómoda, ou arrumar uma parte da minha sala... mas pelo que vi na internet, há quem limpe o lavatório enquanto lava os dentes!
 
 
 
 Descansa 5 minutos, de olhos fechados, assim que chegas a casa...
 
 
Depois tens mais energia e és mais rápido a fazer coisas! Eu faço isto sempre que chego a casa KO, sem uma ponta de energia e quase a adormecer em pé...e funciona sempre! É incrível! :)))  
 
 
 
 
Mete música "mexida" enquanto fazes tarefas aborrecidas
 
 
Faço sempre isto quando tenho de arrumar a casa ...dá-me logo mais energia, acabo por poupar tempo...e ainda me divirto!
 
 
 
 
Os telejornais são uma perda de tempo e deprimentes! Viva os jornais gratuitos!
 
 
Desde há uns tempos que deixei de ver telejornais...para além de não querer perder uma hora do meu (curto) dia a ver notícias que me deprimem (a maioria das vezes), não é nada que me seja necessário para ter uma noção minimamente aceitável do que se passa no mundo! Sou uma fanática dos jornais gratuitos e todos os dias os leio religiosamente na ida para o trabalho...toda a informação essencial está lá! E se quisermos saber mais podemos dar uma vista de olhos na Internet e assim damos atenção às notícias que realmente nos interessam (sem perder tempo com anúncios!)
 
 
 
 
***
 
 
E tu, tens algumas dicas infalíveis para poupar tempo?
 
Ajuda outros como tu!
 
Partilha!
 
 
 
 
Créditos da Imagem: Stockimages / Free Digital Photos
 
 
 
 
Read more...

domingo, 21 de outubro de 2012

Os 5 Segredos do Sucesso, segundo Richard Branson

0 comentários
 
 
O fundador do grupo Virgin, composto por um conjunto infindável de empresas de sucesso - desde uma companhia áerea, megalojas e editora de música, até aos ginásios e operadoras móveis, partilha aqueles que considera serem os 5 segredos de sucesso no mundo dos negócios, numa entrevista à revista Entrepreneur.




Segredo n°1– Certifica-te de que gostas daquilo que fazes


« Começar um negócio implica uma enorme quantidade de trabalho árduo, por isso é melhor que gostes do que estás a fazer! Quando eu e os meus amigos criámos a Virgin numa cave em Londres, não estávamos a pensar em criar um império empresarial. O que queríamos era criar algo de que gostássemos e que pudesse pagar as contas.

Em 1970, não estávamos a planear nada (...) Gostávamos de ouvir música, então tentámos vender discos a outros míudos que queriam um sítio engraçado para passar o tempo enquanto decidiam que discoscomprar. Não tínhamos nenhum plano de marketing ou orçamento – os nosso objectivos eram simplesmenteganhar dinheiro suficiente para pagar a renda e os nossos fornecedores, e ter algum dinheiro no fim do mês. »


Segredo n°2 – Cria algo que se destaque

« Tenhas um produto, serviço ou uma marca, não é fácil começar uma empresa, sobreviver e ter sucesso no mundo moderno. De facto, tens de fazer algo radicalmente diferente para deixares a tua marca nos dias de hoje.

Olha para as empresas mais bem sucedidas dos últimos 20 anos. Microsoft, Google ou Apple, por exemplo, agitaram um sector fazendo algo que nunca tinha sido feito e inovando constantemente. Estão agora entre as forças dominantes. »


Segredo n°3 – Cria algo de que as pessoas que trabalham para ti se orgulhem

« Os negócios geralmente consistem num grupo de pessoas, e estas são os teus maiores trunfos no mundo dos negócios. »


Segredo n°4 – Sê um bom líder

« Como um líder, tens de ser um bom ouvinte. Tens de conhecer a tua própria mente mas não faz sentido impores as tuas opiniões aos outros sem algum debate. Ninguém tem o monopólio das boas ideias e bons conselhos.

Sai para a rua, ouve as pessoas, aprende com as pessoas. Como um líder também tens de ser extremamente bom a elogiar aspessoas. As pessoas florescem se forem elogiadas. Por isso, elogia sempre entusiaticamente os teus colegas quando fazem um trabalho bem feito.

Nunca critiques abertamente as pessoas; nunca percas a cabeça. Se alguém não está a ter um bom desempenho, não a expulses da empresa automaticamente. Uma empresa deve ser uma família .Portanto vê se existe outro trabalho dentro da empresa que serve a essa pessoa. Na maioria das ocasiões vais encontrar algo para cada tipo de personalidade. »


Segredo n°5 – Sê Visível
« Um bom líder não fica preso atrás de uma secretária. Eu nunca trabalhei num escritório – trabalhei sempre desde casa – mas saio e circulo, conhecendo pessoas. Parece que estou em viagem todo o tempo, mas tenho sempre um caderno no meu bolso de trás para escrever questões, preocupações ou boas ideias. Se estou num avião da Virgin Atlantic, faço questão de me levantar e conhecer a equipa e muitos dos passageiros. (...) Levanta-te e aperta as mãos aos passageiros do avião ... vão aparecer pessoas que tiveram um problema ou que têm uma sugestão. Escreve-as no caderno,certifica-te de que ficas com os seus nomes e contactos de e-mail e responde-lhes no dia seguinte.
Eu tento certificar-me de que recruto gestores que têm a mesma filosofia. Desta forma podemos conduzir um grande número de empresas da mesma forma que um pequeno negócio conduz um negócio de família – mantendo o negócio atento e amigável. »

 
                 Revista Entrepreneur - artigo 2
 
 
 
 
E tu, conheces alguém bem sucedido que te tenha dito quais os segredos do sucesso? Queres partilhar o que um mentor teu te disse em tempos?
 
Ajuda outros como tu!
 
Partilha!
 
 
 

Read more...