Pages

 

domingo, 26 de agosto de 2012

Passo 2 - Fazer um Plano de Mudança

0 comentários

Nem todas as mudanças ocorrem após cuidado planeamento, nem todas as pessoas necessitam de seguir um Plano de Mudança para conseguirem alcançar os seus objectivos.
No entanto, quando se tem um Plano o processo de mudança fica facilitado, pois um Plano permite-nos:


-Visualizar de forma muito concreta o nosso objectivo (Passo 1)


- Ter presente de forma mais rápida um número de estratégias que nos podem ajudar a concretizar esse objectivo;


- Aperceber mais facilmente de que não possuímos todos os recursos necessários para conseguir atingir o nosso objectivo (meios financeiros, físicos, outras pessoas, a nossa própria disposição mental...) e isso faz com que tentemos encontrar esses recursos antes de iniciar o processo de mudança, de forma a não perder tempo ;


- Compreender rapidamente que coisas estamos a fazer mal durante o processo de mudança, quando comparamos as estratégias que tinhamos definido inicialmente com as coisas que estamos a fazer já no decurso do processo;


- É muito mais provável que ao fazer um plano pensemos seriamente nas dificuldades que poderemos vir a encontrar. Esta antecipação de dificuldades e possíveis problemas, e consequente identificação de estratégias para os ultrapassar, pode ser aquilo que nos catapulta para o sucesso!


Os Planos de Mudança não têm de ser uma coisa complicada.
Podemos sentar-nos e escrever uma folha com o nosso Plano, ponto por ponto, ou então podemos ter uma simples "conversa mental" connosco próprios, percorrendo cada ponto do Plano de Mudança, na nossa cabeça!
Mas então que coisas devem estar presentes num bom
Plano de Mudança?


1- Definição clara do Objectivo

Devemos tentar definir o nosso objectivo de forma clara, para que nos seja mais fácil aperceber se estamos ou não a conseguir realizar bem o processo de mudança.



2- Identificação das Estratégias que vamos utilizar para o alcançar

Imaginar estratégias e passos específicos a dar ajudam muito na simplificação do problema que temos em mãos, e ajuda à auto-motivação.



3- Enumeração dos Recursos necessários
para a concretização do nosso objectivo. Caso nos falte algum recurso, devemos identificar os passos a dar para o obter.




4- Antecipação das dificuldades
que poderemos vir a encontrar no decurso da mudança e planeamento de soluções adequadas que nos permitam ultrapassar essas dificuldades.


Adicionalmente podemos acrescentar outros pontos:


- Formas de Auto-Motivação
(como por exemplo - juntar livros, citações, ou mesmo imagens que nos inspirem e nos dêm motivação para continuar o processo de mudança)

- Formas de Recompensa

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...