Pages

 

domingo, 21 de outubro de 2012

Os 5 Segredos do Sucesso, segundo Richard Branson

0 comentários
 
 
O fundador do grupo Virgin, composto por um conjunto infindável de empresas de sucesso - desde uma companhia áerea, megalojas e editora de música, até aos ginásios e operadoras móveis, partilha aqueles que considera serem os 5 segredos de sucesso no mundo dos negócios, numa entrevista à revista Entrepreneur.




Segredo n°1– Certifica-te de que gostas daquilo que fazes


« Começar um negócio implica uma enorme quantidade de trabalho árduo, por isso é melhor que gostes do que estás a fazer! Quando eu e os meus amigos criámos a Virgin numa cave em Londres, não estávamos a pensar em criar um império empresarial. O que queríamos era criar algo de que gostássemos e que pudesse pagar as contas.

Em 1970, não estávamos a planear nada (...) Gostávamos de ouvir música, então tentámos vender discos a outros míudos que queriam um sítio engraçado para passar o tempo enquanto decidiam que discoscomprar. Não tínhamos nenhum plano de marketing ou orçamento – os nosso objectivos eram simplesmenteganhar dinheiro suficiente para pagar a renda e os nossos fornecedores, e ter algum dinheiro no fim do mês. »


Segredo n°2 – Cria algo que se destaque

« Tenhas um produto, serviço ou uma marca, não é fácil começar uma empresa, sobreviver e ter sucesso no mundo moderno. De facto, tens de fazer algo radicalmente diferente para deixares a tua marca nos dias de hoje.

Olha para as empresas mais bem sucedidas dos últimos 20 anos. Microsoft, Google ou Apple, por exemplo, agitaram um sector fazendo algo que nunca tinha sido feito e inovando constantemente. Estão agora entre as forças dominantes. »


Segredo n°3 – Cria algo de que as pessoas que trabalham para ti se orgulhem

« Os negócios geralmente consistem num grupo de pessoas, e estas são os teus maiores trunfos no mundo dos negócios. »


Segredo n°4 – Sê um bom líder

« Como um líder, tens de ser um bom ouvinte. Tens de conhecer a tua própria mente mas não faz sentido impores as tuas opiniões aos outros sem algum debate. Ninguém tem o monopólio das boas ideias e bons conselhos.

Sai para a rua, ouve as pessoas, aprende com as pessoas. Como um líder também tens de ser extremamente bom a elogiar aspessoas. As pessoas florescem se forem elogiadas. Por isso, elogia sempre entusiaticamente os teus colegas quando fazem um trabalho bem feito.

Nunca critiques abertamente as pessoas; nunca percas a cabeça. Se alguém não está a ter um bom desempenho, não a expulses da empresa automaticamente. Uma empresa deve ser uma família .Portanto vê se existe outro trabalho dentro da empresa que serve a essa pessoa. Na maioria das ocasiões vais encontrar algo para cada tipo de personalidade. »


Segredo n°5 – Sê Visível
« Um bom líder não fica preso atrás de uma secretária. Eu nunca trabalhei num escritório – trabalhei sempre desde casa – mas saio e circulo, conhecendo pessoas. Parece que estou em viagem todo o tempo, mas tenho sempre um caderno no meu bolso de trás para escrever questões, preocupações ou boas ideias. Se estou num avião da Virgin Atlantic, faço questão de me levantar e conhecer a equipa e muitos dos passageiros. (...) Levanta-te e aperta as mãos aos passageiros do avião ... vão aparecer pessoas que tiveram um problema ou que têm uma sugestão. Escreve-as no caderno,certifica-te de que ficas com os seus nomes e contactos de e-mail e responde-lhes no dia seguinte.
Eu tento certificar-me de que recruto gestores que têm a mesma filosofia. Desta forma podemos conduzir um grande número de empresas da mesma forma que um pequeno negócio conduz um negócio de família – mantendo o negócio atento e amigável. »

 
                 Revista Entrepreneur - artigo 2
 
 
 
 
E tu, conheces alguém bem sucedido que te tenha dito quais os segredos do sucesso? Queres partilhar o que um mentor teu te disse em tempos?
 
Ajuda outros como tu!
 
Partilha!
 
 
 

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...